Wilson Alves de Paiva
Resumen: Doctor en Filosofía de la Educación, con pasantía posdoctoral en la Universidad de Calgary (Canadá) y en la Sorbonne Université (Francia). Profesor del Programa de Posgrado en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Goiás (Brasil). Lector de Rousseau, centrándose en la obra "Emilio o de la educación". Miembro de la Rousseau Association (EUA), ABES18 y otras asociaciones y grupos de estudio e investigación.
Líneas de investigación: Filosofía, teorías y fundamentos de la educación; filosofía ética e política, filosofia estética, educación y cultura, Rousseau.
Proyectos: Por uma estética da formação humana: percursos e fundamentos culturais
Email: scriswap@ufg.br
Producción en Rousseau:
1) Libros:
- O Emílio de Rousseau e a formação do cidadão do mundo moderno. 2a. ed. Editora Dialética.
- Rousseau e a estética dos jardins/Rousseau et l'esthétique des jardins. Edição Cegraf/UFG.
- A estátua de Glauco: Oito conferências em Rousseau. Editora Loyola, 2024.
2) Artículos:
- Do grito à música: a problemática musical em Rousseau em relação aos seus contemporâneos. Revista Iluminus, V. 1, n. 1, 2024.
- A dinâmica pendular no pensamento pedagógico de Rousseau: algumas considerações. Revista Foco, Vol. 17, n. 5, 2024.
- O jogo na pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos doces. Rev. Pró-Posições, 34, 2023.
- The Game in Rousseau's Pedagogy: a reading of the sweets' episode. Rev. Pro-Posições, 34, 2023.
- A infância no pensamento pedagógico de Rousseau. Revista Tecnia, V. 8, n. 1, 2023.
- Rousseau's Emile: Discussing the Convergence Between Philosophy and Education. International Journal of Latest Research in Humanities and Social Sciences. Volme 6, issue 2, 2023.
- Rousseau e as artes: Uma leitura do Pigmaleão. REVISTA DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, v. 8, p. 225-246, 2020. (Port.)
- As relações humanas como uma questão pedagógica: a conectividade humana em Rousseau. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 45, p. 1-18, 2019. (Port/ingl.)
- A questão da mulher em Rousseau e as críticas de Mary Wollstonecraft. ETHIC@ (UFSC), v. 18, p. 357-380, 2019. (Port.)
- The art of saying what is not: lies, disguise and performance on Rousseau's pedagogy. EDUCATIVA (UCG), v. 20, p. 166-188, 2017.
- Do Projeto Político-Pedagógico de Rousseau: Algumas considerações. Educação e sociedade, v. 37, p. 245-262, 2016. (Port.)
- Progresso e depravação: a cultura como remédio. Kriterion (UFMG. Impresso), v. 57, p. 421-440, 2016. (Port.)
- A arte da representação cívica no Emílio de Rousseau. Filosofia Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. 33, p. 211-224, 2016. (Port.).
- Da Representação no Processo Educacional: Entre a Festa e o Espetáculo. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 38, p. 27-42, 2015. (Port.).
- A religião de Rousseau. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 28, p. 395-421, 2014. (Port.).
- De homem natural a homem civil: aperfeiçoamento e formação. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 387-396, 2014. (Port.).
- Emílio: Texto e Contexto. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 2, p. 5-26, 2011. (Port.).
- O jardim de Rousseau e a virtude do jardineiro. Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), v. 14, p. 147-178, 2009. (Port.).
- A sociedade e o cidadão na superação do conflito do homem consigo mesmo. kalagatos revista de filosofia, v. 6, p. 185-213, 2009. (Port.).
- Natureza e natureza: dois conceitos complementares em Rousseau. Controvérsia (UNISINOS), v. 3, p. 36-41, 2007. (Port.).
- A formação do homem no Emílio de Rousseau. Educação e Pesquisa (USP), v. 33, p. 323-334, 2007. (Port.).