DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS
Seguem as dissertações de mestrado e as teses de doutorado defendidas no âmbito das pesquisas realizadas pelos grupos de estudos vinculados ao NEPEFE/FE/UFG.
- 16/08/2022
Dissertação de Mestrado:
"Do filisteu ao artista: a crítica da educação em Nietzsche e a produção cultural na escola de nosso tempo"
Mestre: Janaína Cordeiro Campos Ribeiro de Feitas
Banca:
- Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva - PPGE/FE/UFG
- Prof. Dr. Márcio Penna Corte Real - PPGE/FE/UFG
- Prof. Dr. Ricardo Bazilio Dalla Vecchia - FAFIL/UFG.
Resumo: Estudo acerca da crítica do polímata alemão Friedrich Nietzsche à decadência cultural na Alemanha e dos estabelecimentos educacionais, enquanto instituições de formação humana. A questão central nesta pesquisa consiste em trazer para a atualidade a permanência dos filisteus da cultura nos estabelecimentos de ensino, eis que, como denunciado por Nietzsche, há pelo menos um século e meio, não existe muito esforço do educador na compreensão da máxima “tornar-se o que se é”, por meio de uma nova educação, que priorize as individualidades e potencialidades do estudante e que possibilite o nascimento de artistas geniais.
- 30/08/2022
Dissertação de Mestrado:
"A liberdade de gritar: 'o veneno como remédio' no processo da educabilidade das paixões no contexto das torcidas organizadas de futebol"
Mestre: Gustavo Henrique Alves de Lima
Banca:
- Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva - PPGE/FE/UFG
- Profa. Dra. Solange Martins Oliveira Magalhães - PPGE/FE/UFG
- Prof. Dr. Sebastião Carlos Ferreira de Almeida - UEG.
Resumo:A hipótese do trabalho é que a “liberdade de gritar” advém dos impulsos agressivos (necessidade de agredir) que podem ser provocados a partir do afloramento da paixão do amor-próprio. Porém, em vez de extirpar essa paixão, o que se pode aprender de Rousseau é que ela pode ser trabalhada como “remédio”, desde que regrada, limitada e permitida dentro das regras gerais de convivência. A dissertação se estrutura em duas partes: o Capítulo 1 da Primeira Parte tem como pilar epistemológico Husserl e o Capítulo 2 tem Bourdieu como foco; o Capítulo 1 da Segunda Parte busca explorar mais o fenômeno Torcidas Organizadas, com aporte antropológico de Toledo e o Capítulo 2 dedica-se a Rousseau, tentando abstrair a ideia do “veneno como remédio”, a fim de empregá-lo ao fenômeno das Torcidas Organizadas.
- 26/04/2023
Dissertação de Mestrado:
"Educação e Cultura: Discutindo a Interculturalidade no Contexto Brasileiro e Bissau-Guineense"
Mestre: Osniel Paulo Insali
Banca:
- Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva - PPGE/FE/UFG
- Profa. Dra. Vera Maria Candau - PUC/RS
- Prof. Dr. Márcio Penna Corte Real - PPGE/FE/UFG.
Resumo: Otrabalho é que tem como proposta analisar a problemática da interculturalidade nos contextos: brasileiro e bissau-guineense, especificamente, no seus sistemas educativos. No contexto brasileiro, direciona a discussão para às leis 10.639/03 e 11.645/08. No contexto Bissau-guineense, diferente do brasileiro, não existe uma lei específica para o ensino de culturas especificas, portanto a pesquisa toma como objeto de estudo a lei-base da educação.