DEFESA DE TESE - a experiência vivida na escola na ausência do sentido da visão
Parabéns Rogério S. Pires por mais essa conquista. O NEPEFE sente-se honrado em te-lo como membro.
Veja Resumo da Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba em 11/02/15
A experiência vivida na escola na ausência do sentido da visão
RESUMO
O presente estudo busca compreender os significados atribuídos ao corpo pela pessoa com deficiência visual nas experiências educativas vividas na rede estadual de educação. Apreende os conceitos basilares de percepção, corpo e método fundamentados pelo pensamento fenomenológico e em seguida traz a realidade do munícipio de Piracicaba. Contexto que permite recuperar os marcos históricos e políticos da educação da pessoa com deficiência visual no intuito de compreender o sentido originário da significância corpórea nas experiências educacionais. A pesquisa segue a abordagem qualitativa de orientação fenomenológica, que descreve, analisa e interpreta o campo fenomênico, dando visibilidade as situações que favorecem e dificultam a significação do corpo nas relações de educabilidade com os educadores (familiares e professores). Esse mesmo campo ao desvelar as protagonistas dessa trama – as alunas deficientes visuais, busca saber como elas significam seu corpo nas experiências educacionais. Questão que chama o leitor a caminhar por essa jornada rumo ao sentido, a direção que ilumine a corporeidade vivida na escola, e o entendimento daquilo que se manifesta e seu desdobrar-se para a educação. Abre-se, assim, uma possibilidade de compreender e intervir significativamente na relação com a pessoa com deficiência visual, e olhar para aquilo que está acontecendo no contexto da escola e entender como se dá a significância corpórea dessas alunas consigo mesmas, com outros e como mundo. Compreensão que aponta para a seguinte síntese: a experiência do corpo na aprendizagem humano-significativa e a emergência do fazer autêntico dos educadores para o despertar do corpo próprio do aluno por meio de um aproximar-se solicito e participativo.
Palavras-Chaves: Educação Especial. Deficiência Visual. Experiências Educativas. Percepção. Corporeidade. Fenomenologia
Source: Nepefe
Categories: Teses