Manoel Dionizio Neto

     Dionizio

Resumen:

Possui vínculo com o Programa de Pós-Doutorado em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); tem Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (Licenciatura, 1983, e Bacharelado,1984), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Campina Grande, estando em Estágio Pós-Doutoral no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Introdução à Filosofia, Filosofia da História, Filosofia da Ciência, Antropologia Filosófica e Filosofia da Educação, Filosofia da Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: liberdade, Iluminismo, filosofia da história, arte, ética, espaço, tempo, corpo, Kant, Rousseau, gestão escolar, gestão democrática, projeto político pedagógico, teoria crítica: Adorno, Horkheimer, Marcuse, fenomenologia e existencialismo: Sartre e Merleau-Ponty. Com várias publicações em forma de artigos, capítulos de livros e livros, dentre estes, Educação e liberdade em Jean-Jacques Rousseau.

Líneas de investigación:Política e educação em Jean-Jacques Rousseau, Ética e educação na Teoria Crítica: Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse,A questão da liberdade em Jean-Paul Sartre e Maurice Merleau-Ponty, Antropologia Filosófica e diversidade cultural

Proyectos:

Soberania e Liberdade em Jean-Jacques Rousseau

As novas tecnologías na educação e a Teoria Crítica

Email: manoel.dionizio@professor.ufcg.edu.br

Producción:

1. Libros y/o capítulos:

Educação e Liberdade em Jean-Jacques Rousseau. Arapiraca-AL: Edfika, 2023.

https://www.amazon.com.br/s?k=manoel+dionizio+neto&__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=34HYJXCMKY6NH&sprefix=manoel+dionizio+neto%2Caps%2C270&ref=nb_sb_noss Capa comum (libro físico) e Kindle

Liberdade e educação em Rousseau: da infância à adolescência. In: MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras: 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005. p. 407-432. (Coleção Filosofia; 15).

Educação dos homens: um contraponto à natureza. In: ESPÍNDOLA, Arlei. Rousseau: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Barcarolla; Discurso Editorial, 2012.

O contrato pedagógico em Rousseau: espaço da subjetividade e da intersubjetividade no processo de formação do homem. In: LÔBO, Isamarc; DIONIZIO NETO, Manoel (Orgs.). Diferentes espaços no tempo: o ensino, a formação e os discursos. Campina Grande-PB: EdUFCG, 2012. p. 11-26.

Da Antropologia Filosófica à Filosofia da Linguagem: introdução à origem das línguas em Rousseau. In: DIONIZIO NETO, Manoel; RODRIGUES, Valter Ferreira. Filosofia: um olhar sobre a educação, a ética e a linguagem. Campina Grande-PB: EDUFCG, 2016.

Homem, moral e desigualdade. In: REGO, Teresa Cristina. Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação: Reflexões de um iluminista sobre a infância, a política, a moral e a educação pública. São Paulo: Segmentos, 2018. (História da Pedagogia, 5).

 

Artículos: