Neiva Afonso Oliveira

neiva

Resumen:

Mestre e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade Federal de Pelotas/RS (Brasil). É professora do Programa de Pós-Graduação, credenciada na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação.

Participa da Rede Surpaideia e dos Grupos: Racionalidade e Formação e FEPráxis.

Líneas de investigación: Filosofia da Educação, Filosofia Moderna; História da Educação.

ProyectosFilosofia, Literatura, Educação e Formação humana

Email: neivaafonsooliveira@gmail.com

Producción:

1. Libros y/o capítulos:

1 - Rousseau e Rawls: contrato em duas vias (EDIPUCRS, 2000, Porto Alegre/RS; 2) Propriedade e democracia liberal: um estudo estribado em C.B. Macpherson;

2 - Fides et Ratio: Festschrift em homenagem a Cláudio Neutzling (EDUCAT, 2003);

3 - Propriedade e Democracia liberal: um estudo estribado em Crawford Brough Macpherson (EDIPUCRS, 2004).

Artículos:

1. AZOR, R. ; CORRÊA, L. M. P. ; OLIVEIRA, Neiva Afonso . Os contributos da obra de Jean-Jacques Rousseau para a história da Pedagogia: uma análise hermenêutico-filosófica. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos - RELAEC, v. 3, p. 1-19, 2022.

2. CORRÊA, JORDANA DA SILVA ; OLIVEIRA, Neiva Afonso . A ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA NOS ROMANCES DE FORMAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA VIDA BELA NOS ROMANCES LITERÁRIOS / The aesthetics of existence in the formation novels: the construction of beautiful life in literary novels. Pensares em revista, v. 1, p. 126-141, 2020.

3. OLIVEIRA, Neiva AfonsoAMARAL FILHO, F. S. . A literatura enquanto práxis educativa emancipatória e as possibilidades formativas dos Bildungsroman. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 43, p. e35826, 2020.

Link: A literatura enquanto práxis educativa emancipatória e as possibilidades formativas dos Bildungsroman | Educação (pucrs.br)

4. CORRÊA, L. M. P. ; OLIVEIRA, Neiva Afonso . Liberdade e aprendizagem: considerações sobre a obra rousseauniana. CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC, v. 9, p. 73-91, 2020.

5. AZOR, R. ; OLIVEIRA, Neiva Afonso . A atualidade do sentido da desigualdade no pensamento de Rousseau. Razão e Fé, v. 21, p. 22-30, 2019.

6. PROENÇA, KÁTIA APARECIDA POLUCA ; OLIVEIRA, NEIVA AFONSO . Women's Educacion on Rousseau. EDUCATIVA (GOIÂNIA. ONLINE), v. 20, p. 63-81, 2017.

7. CORRÊA, L. M. P. ; OLIVEIRA, N. A. . O exercício do filosofar como caminho para a formação humana: uma hermenêutica da obra de Jean-Jacques Rousseau para pensar o Ensino de Filosofia. REVISTA FERMENTARIO, v. 1, p. 100-116, 2017.